05 outubro 2009

Marina Ministra Musa das Matas I Hermes Machado

Ex ministra Marina Silva na Oca/SP, exposição Mulheres do Planeta de Titouan Lamazou


Certa vez, travando conhecimentos filosóficos com uma comerciante de Cornélio Procópio no Estado do Paraná,

 

Certa vez, travando conhecimentos filosóficos com uma comerciante da cidade de Cornélio Procópio no Estado do Paraná, ela me disse:
– O Mundo judia e caçoa os idealistas.
Naquela ocasião; estávamos sob intensos raios solares cozendo nossas cachimônias em pleno inicio de fevereiro do ano de 2008. Lembro-me que falávamos sobre a devastação da Amazonia, a parcimônia de esforços dos muitos dotados do poder da pena verde e amarela e a coragem de uma certa senhora de sobrenome Silva. Ao cita-la como sendo eu seu simpatizante, a instruida dona de comércio que também realizava palestras de auto-motivação para graduandos em faculdades da região ainda acresceu:
– Vejo nos seus olhos, na conduta linguistica e na linguagem corporal um autêntico exemplar idealista, portanto, tome cuidado!
Aquele atestado me deixou intrigado. Quando o dia declinou e a bela noiva de branco apareceu entre as estrelas e eu, já hospedado em um pequeno hotel na cidade de Londrina, dispus-me de um computador que loquei com o intuito de divagar através da rede internacional de computadores o singelo poema:
Marina Silva, “ministra musa das matas”.
A Amazônia espera em teu clarividente clamor,
Lucidez e ação urgente dos mandatários do Brasil.
Que ainda vacilam ante as forças ocultas,
Não se sabe se por barganha,
Ou se por desatino daquela que é
A preciosa pedra verde em vegetal.
Nossa maior reliquia em pau vivo e clorofila,
O ouro verde em oxigênio, a pedra angular que dá sustentação a Terra.
Que os anjos de Jeová estejam com Marina Silva,
Livrando-a das ameaças dos abutres.
Calcinando os que persistem ocupar o solo alheio,
Dando a ela, Marina Ministra, a musa das matas,
Liberdade para cumprir com o nobre legado.
Seria eu, ainda considerado um idealista pela distinta comerciante, caso ela tivesse lido minha pequena homenagem a personalidade da mulher Ministra Marina Silva que é no cenário em que se encontra pelejando, a mais nobre heroina atualmente neste país chamado Brasil?
Alors, Monsieur Titouan Lamazou: Malgré lire à haute voix, Vous dites moi si J’ai allure de zouave?

Hermes Machado é escritor paulistano que vive na Baixada Santista. Antes de iniciar a carreira literária atuou como guia para congressos nos Estados Unidos, foi executivo de empresas e gestor de negócio próprio. É autor do romance Vitória na XXV, possui contos e crônicas em sites e jornais impressos no Brasil e exterior.