18 outubro 2012

Espaço Amigo das Artes - Artesão Domingo - Mongaguá - Brasil

Ao amigo artesão, Seu Domingo da  Pedreira, rei dos barquinhos - Mongaguá, Brasil





     D ebruço minhas mãos naquilo que me apraz 
           O fereço meus barquinhos pois isto me satisfaz 
         M ongaguá, minha morada, meu céu e meu mar
          I ntegro da natureza min'arte daquilo que ela me dá
                   N avios, naus, traineiras, embarcações; apelidem como quiserem  
    G osto do que faço, por isso sigo o curso do rio
               O utrora, pescador, hoje artesão, amanhã... Deus é que sabe.





Seu Domingo, como gosta de ser chamado, nasceu em 1925 na cidade de Paraty - Rio de Janeiro e vive em Mongaguá, já há 45 anos. Seus hábitos oscilam do caiçara para o campestre ou vice-versa.
Outrora, foi pescador em traineiras  mar à fora e em redes de arrasto. Frequentou vários entrepostos de pesca em São Paulo e no Rio. Sua simplicidade emana  alegria de viver e brandura no temperamento. Hoje aos 87 anos, transforma a tarumã e a espinhuda, madeiras retiradas nas matas de Mongaguá, em lindas miniaturas de barcos de pescas. É fácil encontra-lo tomando como direção o Rio Mongaguá no centro da cidade e seguindo as margens deste rio até o bairro da Pedreira. Logo que cruzar a linha férrea e em seguida atravessar debaixo da ponte, lá estará seu Domingo, em meio aos barquinhos, ferramentas e pequenas toras de árvores em seu ateliê improvisado, à céu aberto, compondo a história da cidade que poucos se dão conta.


Hermes Machado é escritor paulistano que vive na Baixada Santista. Antes de iniciar a carreira literária atuou como guia para congressos nos Estados Unidos, foi executivo de empresas e gestor de negócio próprio. É autor do romance Vitória na XXV, possui contos e crônicas em sites e jornais impressos no Brasil e exterior. 
***